DEPUTADA É CASSADA POR PAGAR TRATAMENTO ESTÉTICO COM DINHEIRO PÚBLICO



O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) cassou, por unanimidade, o mandato da deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) por uso de verba pública de campanha eleitoral para procedimento estético durante as eleições de 2022.

Na sessão plenária, os desembargadores e juízes citaram “provas robustas”, rejeitaram a prestação de contas da parlamentar e acataram solicitação do Ministério Público Eleitoral (MPE), que pedia a cassação.

De acordo com a ação, a deputada usou verba pública destinada à campanha eleitoral para realizar uma harmonização em 2022, quando foi eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Durante a sessão no TRE-AP, foi apresentado o depoimento de cirurgião-dentista que confirma ter realizado o procedimento e recebido pagamento da deputada. O MPE também apresentou recibos no valor total de R$ 9 mil.

A Agência Brasil entrou em contato com a parlamentar e aguarda um posicionamento acerca da decisão do tribunal.

Silvia Waiãpi, de nome civil Silvia Nobre Lopes, tem 48 anos e é natural de Macapá. Nas redes sociais, ela se declara mãe, avó, indígena, militar e republicana conservadora. Graduada em fisioterapia, a parlamentar comandou a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) no governo de Jair Bolsonaro.

Em 2023, o nome da deputada foi incluído em inquérito que apura os atos que resultaram na invasão do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) em 8 de janeiro de 2023.

Edição: Nádia Franco

Publicidade

Compartilhe

Veja Mais

JUÍZA AUMENTA PENSÃO DE PAI NO EXTERIOR: “PATERNAR À DISTÂNCIA É FÁCIL”
JUSTIÇA APONTA IRREGULARIDADES, E PROIBE DIVULGAÇÃO DE PESQUISA AGORA SEI
JUSTIÇA DETERMINA QUE FILHOS DE IDOSA VÍTIMA DE ATROPELAMENTO SEJAM INDENIZADOS
JUSTIÇA MANDA RETIRAR FAKE NEWS CONTRA SALATIEL DAS REDES SOCIAIS E IDENTIFICAR AUTORES PARA PUNIÇÃO
OITO IRMÃOS, FILHA E SOBRINHO BRIGAM POR HERANÇA DE R$ 100 MILHÕES DE LAVRADOR QUE GANHOU MEGA-SENA E FOI ASSASSINADO A TIROS

Comentários (0)

Deixe seu comentário